“Arte e Design: Inspirando os Sentidos”
Um mergulho sensorial que transforma o morar em experiência e emoção.
Imagine um espaço onde arte e design não apenas compõem o ambiente, mas despertam sentidos, criam memórias e provocam emoções. Assim é o “Arte e Design: Inspirando os Sentidos”, ambiente assinado pelos arquitetos João Almeida e Gustavo Almeida para a CASACOR Piauí 2025. Mais do que um home-cinema, o projeto é um refúgio contemporâneo onde convivência, estética e afeto se entrelaçam.…
Inspirado pelo tema da mostra, “Semear Sonhos”, o espaço traduz em forma e matéria a ideia de cultivar novos jeitos de habitar. O sonho aqui é coletivo: um lar que acolhe, conecta e celebra a vida em sua multiplicidade — sensorial, afetiva e criativa.
O ambiente une home-cinema, bar e lounge em um layout fluido, pensado para promover o encontro entre pessoas, histórias e experiências. Cores envolventes, texturas marcantes e aromas sutis criam um pano de fundo sensorial onde cada elemento tem intenção: do mobiliário assinado à curadoria de obras de arte e objetos que instigam a curiosidade.
Materiais naturais como pedra, madeira, couro e tecidos nobres são protagonistas da paleta, reforçando a relação entre o interior e a natureza. A escolha consciente desses elementos evidencia uma arquitetura que valoriza o equilíbrio, o bem-estar e o respeito ao tempo — tanto da matéria quanto das pessoas.
Mais do que um espaço visualmente impactante, “Arte e Design: Inspirando os Sentidos” convida o visitante a viver o ambiente com todos os sentidos. É um lugar para ver, tocar, sentir, contemplar e compartilhar — uma experiência onde a casa se torna extensão da alma.
“Neste ambiente, o design não é apenas funcional ou estético. Ele é sensível. Ele conta histórias. Ele semeia sonhos”, afirmam os arquitetos.
Com essa proposta, o projeto reforça o espírito da CASACOR 2025: provocar reflexões, emocionar através da beleza e revelar novos caminhos para viver com mais presença, criatividade e conexão.
Fotos
Vídeos